Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira - 7h00 às 17:00h

SERVIÇOS

Resultados
dos exames

Atenção: 10 tentativas erradas
seu IP será bloqueado.

Para acesso aos resultados de exames realizados
anteriores a 17/06/2019, favor entrar em contato
diretamente com Laboratório.

Análise de Ambientes

O Laboratório Pró Vida está sempre com sua atenção voltada a sustentabilidade. Para tal, entre os serviços que presta aos clientes, especializou-se também em Análises de Ambientes, com foco em água e alimentos, processo que garante as empresas maior qualidade aos seus produtos. Com uso de tecnologia de ponta, o Laboratório Pró Vida atende seguindo rigorosos padrões de qualidade e confiabilidade e ainda, fazendo uso desta tecnologia, está uma equipe de profissionais qualificados, apta a atender as necessidades dos clientes.

Imagem análise de ambientes

O trabalho desenvolvido consiste em análises de águas e efluentes identificando e monitorando sua qualidade para consumo humano ou uso nos processos industriais. O material a ser analisado, após coletado é entregue à responsabilidade do Laboratório Pró Vida submetido às análises sob supervisão técnica especializada e garantindo ao cliente, exatidão nos resultados.

Crio Preservação

Vacinas

Exames

Fazendo uso de tecnologia sustentável e equipe de profissionais especializados em suas áreas específicas, os exames realizados pelo Laboratório Pró Vida seguem padrão de excelência. O Controle de Qualidade estabelecido como norma interna do Laboratório Pró Vida visa otimizar os trabalhos desde o atendimento ao cliente (seja via telefone, atendimento na recepção ou coletas externas em hospitais e residências), até a exatidão do resultado e confiabilidade por parte do cliente. É importante lembrar que a ciência biológica está a cada dia alcançando novos resultados em suas pesquisas e apresentando novos serviços (exames) disponíveis a população mundial, sendo assim, a lista abaixo exposta pode sofrer alterações, conforme novidades apresentadas pelo setor, afinal, o Laboratório Pró Vida está sempre em contato com os maiores e melhores institutos de pesquisas do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa em busca de soluções que resultem em qualidade de vida ao cidadão.

Exames por áreas específicas:
• Anátomo Patologia
• Bioquímica
• Citologia
• Hematologia
• Hormônios
• Imunologia
• Marcadores Tumorais
• Microbiologia
• Parasitologia
• Urinálise

Anatomia Patológica e Citologica

Anatomia Patológica é uma área da Patologia e da Medicina que trabalha com os diagnósticos de doenças com base em exames macroscópicos de peças cirúrgicas e microscópicos para exames de células e tecidos. A Citopatologia por sua vez, é o exame das células e suas alterações diante de possíveis enfermidades. Esta área da medicina estuda doenças a partir da observação de células com uso de microscópios. Este procedimento pode detectar alterações da morfologia celular ou mesmo a prevenção de doenças antes de sua proliferação. O exemplo mais conhecido deste tipo de exame é o Papanicolau ou preventivo do câncer de colo uterino. Com esta análise de células, é possível fazer o diagnóstico precoce do câncer ginecológico ou de seus fatores de risco, como o HPV, possibilitando assim, o tratamento mais adequado das pacientes acometidas por esta doença.

Dr. Osmar Damasceno Ribeiro | CRM: 12749

Especialista pela Sociedade Brasileira de Citologia e Mestre em Anatomia Patológica

Perguntas Frequentes

O Laboratório Pró Vida reuniu algumas perguntas feitas por seus pacientes, quando existem dúvidas em relação à coletas de exames laboratoriais. Segue alguma delas:

Exames de sangue devem ser colhidos sempre em jejum?

Nem todos os exames necessitam de jejum. O tempo de jejum pode variar entre 4 a 12 horas, de acordo com o exame.

Qualquer exame pode ser feito à tarde?

Alguns não. Por exemplo, dosagens de Prolactina, devem ser realizadas pela manhã, porque ocorrem variações durante o dia. Existem exceções, e algumas vezes a própria solicitação do médico pede a coleta em horários diversos.

Beber água interfere no jejum?

Não, mas a água deve ser tomada com moderação, pois o excesso interfere em alguns exames, como o de urina. A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevadas, se ingerir uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame terá um resultado falsamente baixo. Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior à coleta, apresentará resultado falsamente elevado. O ideal é não mudar a alimentação. É fundamental o jejum de 12 horas para a coleta de sangue, na dosagem de triglicérides e frações do colesterol.

Bebida alcoólica pode alterar os resultados dos exames?

Sim, em especial o de triglicérides. O uso de qualquer bebida alcoólica na véspera da coleta é suficiente para elevar seus níveis, alterando os resultados. O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol e Gama GT, em intensidade variável. Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Atividade física atrapalha nos exames de laboratório?

Alguns exames podem ter seus valores alterados pelo esforço físico. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que se costuma chamar de condições basais. Testes feitos após exercícios físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos atualizados em condições normais.

Medicamentos interferem nos resultados dos exames?

Vários medicamentos podem interferir nos exames e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado aos recepcionistas do laboratório. Por exemplo, medicamentos que contém ácido acetil salicílico (AAS, aspirina, melhoral, etc.), quando em altas doses, podem interferir nos exames de coagulação. A suspensão de qualquer medicamento antes da coleta dos exames só pode ser feita com autorização do médico.

Fumar antes de colher os exames causa alterações?

Sim, o fumo pode alterar vários exames; evite fumar no dia da coleta.

A menstruação interfere nos exames?

Nos exames de urina pode causar alteração, por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Nos casos de urgência, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. No caso dos exames de sangue, geralmente não há problemas, porém diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual e portanto é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado.

Por que às vezes, após a coleta de sangue o local da punção fica roxo?

Isto se chama hematoma e ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia. Pode ocorrer em pessoas com veias finas, profundas ou com pressão interna elevada; por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue ou por compressão insuficiente no local da punção. O ideal nesses casos, é a aplicação de gelo no local, que pode ser feita três vezes ao dia e se mostra útil até 48 horas após o aparecimento do hematoma.

E para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum?

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia.

Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

Dependendo do caso pode atrapalhar. De maneira geral, aconselha-se evitar exercícios físicos antes da realização dos exames.

Um homem pode fazer beta-HCG?

Sim. Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.

Com febre ou gripe posso fazer meus exames?

Alguns exames são solicitados para diagnóstico da causa da febre e de outros sinais ou sintomas e servem para orientar o tratamento. Por outro lado, exames realizados para controle clínico ou para acompanhamento de doenças não associadas ao quadro febril, não devem ser realizados fora das condições normais de saúde, atividade física e alimentação. Consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer exames nesta situação.

Jejum muito prolongado altera resultados de exames?

Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 14 horas) também causa variações nos exames. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o melhor resultado dos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado, mas o médico do laboratório poderá ser consultado para avaliar cada caso em particular.

Contrastes utilizados em exames de imagem interferem em exames de laboratório?

Eventualmente podem interferir. Meios de contraste são substâncias de natureza química diversa, utilizados em muitos exames de diagnóstico por imagem. Há grande diversidade de meios de contraste e, cada exame, utiliza volume de contraste variável. Contrastes podem ser administrados por várias vias: oral, venosa, arterial, e, por outras vias, em situações específicas. O ideal para evitar interferências em exames de laboratório é que a coleta seja feita antes do uso dos meios de contraste. Alguns contrastes iodados podem interferir em exames de laboratório por tempo longo, inviabilizando a coleta de determinados exames. O médico do laboratório poderá avaliar cada caso em que tenha ocorrido uso prévio de contraste, antes da coleta dos exames.

Por que há orientação para desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer esse exame?

O primeiro jato de urina carrega células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com material da uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas o material que está na bexiga.