Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira - 7h00 às 17:00h

NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES

Papel do IgE específico no diagnóstico da alergia alimentar

05/12/2019

Imagem noticia

IgEs específicos para alimentos são testes que avaliam a presença, na amostra testada, de anticorpos IgE contra alérgenos derivados de um alimento específico.
O diagnóstico da AA IgE requer tanto a demonstração da presença de anticorpos IgE específicos para determinado alimento quanto a comprovação do desenvolvimento de sinais e sintomas após a exposição ao alimento.

Embora qualquer alimento potencialmente possa causar reações alérgicas, o diagnóstico de alergia alimentar deve ser particularmente avaliado quando o paciente desenvolve sintomas após a ingestão de determinados alimentos:

• Leite, ovo e amendoim, peixe, soja e trigo são responsáveis por mais de 90% das reações alérgicas em crianças.
• Peixes, frutos do mar, amendoim, castanha e nozes são responsáveis por cerca de 85% reações alérgicas em adolescentes e adultos.

O teste de provocação alimentar é considerado o exame padrão ouro para o diagnóstico. Entretanto, trata se de um teste trabalhoso e disponível apenas em centros altamente especializados. Recentemente, alguns estudos estabeleceram valores de corte para anticorpos IgE específicos contra alguns alérgenos alimentares e inalantes, capazes de predizer com 95% de probabilidade que o paciente apresenta alergia clínica. Dessa forma, minimiza-se a necessidade de realização de outros testes confirmatórios para alergia, como o teste de provocação alimentar, os quais apresentam alto potencial de complicação clínica.